domingo, 28 de Abril de 2024  21:13
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-09-2011

Parque da Ciência e Inovação “imparável” sem dependência do Orçamento de Estado.


2012 será ano de obra no Parque da Ciência e Inovação e 2013 marca o arranque da operação. A garantia foi deixada esta manhã pelo ...

2012 será ano de obra no Parque da Ciência e Inovação e 2013 marca o arranque da operação. A garantia foi deixada esta manhã pelo presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro na cerimónia do 1º ano da escritura do PCI. Ribau Esteves garante aumento do financiamento comunitário e obra no terreno dentro de pouco mais de um ano. “Para deixar claro que o PCI está vivo e a trabalhar com as oportunidades e as dificuldades. Não há dependência do orçamento de Estado”, sublinha o autarca de Ílhavo. Ainda segundo Ribau Esteves, o parque não depende do Orçamento do Estado nem da banca, acautelada com envolvimento de duas instituições como accionistas.

O Reitor da UA destaca o envolvimento dos accionistas (19 ao todo), incluindo oito empresas, a apresentação do portfólio de competências e serviços do PCI agendada para 21 de Outubro, na Universidade de Aveiro. Manuel Assunção diz que se trata de uma nova aposta da UA na relação com o tecido empresarial.“Representa um novo vector da UA para a transferência de tecnologia e para a interacção com as empresas”.

O PCI promoverá o acolhimento de empresas de alta intensidade tecnológica, unidades de investigação de empresas, incubadoras de empresas, organismos de investigação, desenvolvimento e inovação e entidades de formação avançada e similares que, através da consolidação e potenciação das consequentes sinergias, estimulem o desenvolvimento sócio-económico da região e do país.

O PCI será assim um instrumento de apoio às estratégias de competitividade e desenvolvimento intensivas em conhecimento científico e tecnológico, designadamente as promovidas pelas Autarquias da Região.

O PCI terá a sua sede no extremo do Campus da UA, no município de Ílhavo. Com uma área total de 35 hectares, o PCI compreenderá três pólos fundamentais: o da ciência, o da experimentação e o empresarial, permitindo, deste modo, a instalação de empresas de base tecnológica, a implementação de um espaço dotado de equipamentos de uso comum, um espaço de incubação e uma design factory (um conceito com inspiração finlandesa que procura integrar diferentes saberes e actores com vista à criação de iniciativas inovadoras).

A Sociedade é constituída pela UA, a Comunidade Intermunipal da Região de Aveiro (CIRA), câmaras de Ílhavo e Aveiro, Portus Park, Inovaria, Associação Industrial do Distrito de Aveiro, Associação Nacional de Jovens Empresários e pelas empresas Durit, Martifer, Visabeira, PT Inovação e Caixa Geral de Depósitos.

O Parque de Ciência e Inovação ficará localizado na Coutada, entre Aveiro e Ílhavo e ocupará 35 hectares (30 no município de Ílhavo e cinco em Aveiro).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®